Imagem capa - Dicas de iluminação para seu casamento por Lidiane Gomes
Dicas para NoivasCasamentos

Dicas de iluminação para seu casamento

Como fazer a alegria do seu fotógrafo e ter lindas recordações!?


Invista em uma boa iluminação.


Fotografia: Foto (luz) + grafia (escrita) = escrita com a luz.


Depois dessa discrição, fica fácil entender, a importância da iluminação para uma boa fotografia, né!?


Para quem irá casar a noite, em especial, esse cuidado precisa ser "quadruplicado", afinal, todo contorno, silhueta, textura e etc... ficarão por conta de altas e baixas luzes!


Vamos a algumas dicas, para que, o registro do seu casamento, possa ter o melhor resultado, afinal, o que vai ficar!? É a fotografia ...


ILUMINAÇÃO NA CERIMÔNIA







A iluminação pontual para os noivos, deixar os convidados na penumbra.




A cerimônia sendo realizada em um ambiente com pouca luz, ou, luz pontual nos noivos, e zero luz nos convidados, dificulta muito a leitura da máquina, fazendo com que, expressões e reações de convidados a volta dos noivos, possa ser perdida.

Tudo tem que estar com a mesma intensidade de luz. Uma iluminação equilibrada é essencial.










ILUMINAÇÃO NA MESA DO BOLO, DECORAÇÃO ...





Bolo "estourado" sem detalhes, e noivos bem expostos, ou noivos "estourados" e bolo bem exposto!? 

Quando existe um ponto de luz somente para o bolo, e sem nenhuma iluminação a mais no espaço, fica impossível deixar todo o conjunto "bem na foto" Afinal, o que a câmera lê, é o contexto da imagem!! Cuidado com esse tipo de iluminação, principalmente, onde será as fotos com os noivos, é imprescindível.


LUZ COLORIDA NA CERIMÔNIA





O convidado ficam parecendo o Hulk e a decoração bem diferente daquela que você sonhou! Não é uma regra, mas é bom evitar, principalmente em decorações e luzes indiretas caso essas cores de luz sejam usadas em algum local onde você queira fazer as fotos de família. 

Nas recepções em que a luz verde ilumina espaços com árvores, procuro me afastar dessas luzes, já que ela chega até a pele e também mancha.





LUZ ÂMBAR


Luzes de baixo para cima, nunca será uma boa ideia!. Marcam todo contorno do rosto, trazendo uma aparência fantasmagórica, principalmente, em uma hora crucial, como: entrada da noiva!

A cor laranja é quente e aconchegante, mas se colocada próximo aos noivos, mesmo que apontado para a parede, pode manchar a pele. Planeje bem onde esse tipo de luz, muito bonita e usada, vai ficar.



PISTA DE DANÇA


Está aí o local de luzes ... Mas CUIDADO!!! Não adianta o foco das luzes em um só ponto! As luzes precisam estar bem distribuídas. Se tiver banda, luzes atrás e na frente! Na pista, não adianta, luz somente no meio da pista ... A luz que eu considero ideal para a pista de dança são quatro pontos de luz, dois na frente e dois atrás, fazendo com que essa luz se cruze e não importa de onde eu fotografe, eu consiga registrar os efeitos dela. 

A luz iluminando nas diagonais de quem está ao centro é o que proporciona um ambiente agradável na foto e filmagem. 

Luz de teto é bem-vinda, já que não ocupa espaço na pista, mas é preciso que essas luzes estejam distantes uma das outras. Um amontoado de luz num único ponto não resolve.










FUMAÇA NA PISTA


Particularmente, não gosto de fumaça!! Claro que, um pouco OK! Na medida, dá o contorno na fotografia, o que é bem interessante.

Mas infelizmente, o mal senso, dita a regra, na maioria das vezes. Além de incomodar a vista, fica ruim nas fotos.








STROBO

Sabe aquela "pipoquinhas" no rosto das pessoas, nas fotos? Então ... Impossível fotografar enquanto ele estiver ligado. Pode ser um efeito bacana para alguns no momento da dança, mas para a fotografia representa que de cada cem fotos, uma, com sorte, sobreviverá.


LASER

Alguns DJs e iluminadores utilizam o laser como efeito na pista de dança. Na fotografia, na maioria dos casos, o laser estraga a foto. Nada pior do que uma mancha na pele no momento em que você estava dançando a primeira dança. 

Se o clique sair no momento em que o laser estiver sobre o convidado, estragou a foto. É um raio muito forte de luz que vai manchar a pele.

Há casos ainda em que o laser pode danificar o sensor da camera quando o feixe de luz entra direto na hora do clique. 

Para que o equipamento não seja danificado, nesse momento eu tomo o maior cuidado quando fotografo, caso exista essa luz. 

Já li relatos de pessoas que tiveram problemas na visão depois que o laser passou nos olhos.










Existe algumas incidências, de casamentos que, "mudam" de horário por atrasos inesperados, seriam ao ar livre diurno e acabam por ser noturno, CUIDADO! Todo planejamento, precisa ter alternativas. O ambiente precisa estar preparado para que a cerimônia, aconteça, de forma tranquila, independente dos atrasos. Converse com o responsável e pontue todas as possibilidade!!

Espero que as dicas ajude, a planejar de uma melhor forma, como será a iluminação do seu casamento! Acredite, faz TOTAL diferença ;)