Imagem capa - Arrependimentos em Fotografia de Casamento que muitos casais têm! por Lidiane Gomes
Dicas para NoivasCasamentos

Arrependimentos em Fotografia de Casamento que muitos casais têm!


Tanto tempo planejando cada detalhe do seu casamento, você não esqueceu de NADA!! 

Mas não se atentou para algo muito importante:  A FOTOGRAFIA!




Parece clichê quando se diz: "O que vai ficar de memória é a FOTOGRAFIA". Mas acredite, não é!



Segue uma lista de alguns arrependimentos de noivas com prestação de serviço de fotografia de casamento que receberam, assim você pode ficar atenta e ter escolhas assertivas, com algo que é essencial para a recordação e memória afetiva da sua família.



Número 1:


"Sei lá, o fotógrafo me pareceu meio chato ou arrogante. Não me senti bem com ele."


Por que acontece? Faltou conexão entre vocês. Conhecer intimamente o fotógrafo é essencial para criar a conexão necessária para ficarem mesmo a vontade e espontâneo. Lembre que as imagens irão expressar a realidade sobre os fatos e que, se você não estiver plenamente à vontade com quem clicou, a decepção está garantida.


Sugestão: Converse bastante com o candidato a fotógrafo a fim de saber se, além de boas fotos, ele também é uma pessoa agradável para vocês e que compartilha de seus valores. Entenda qual é o tipo de cobertura que ele oferece. Eu costumo "mesclar" a fotografia tradicional (posada) com fotojornalismo (espontâneo).




Número 2:


"Passei a minha festa toda posando pra fotos com convidados. :-("


Por que acontece? Algumas noivas optam por cumprimentar e fotografar todos os convidados. Isso pode demandar horas e drenar uma quantidade absurda da sua energia. As fotos são a parte mais rápida do processo e você ocupará a maior parte deste tempo cumprimentando as pessoas e não fotografando.


Sugestão: Se você não deseja fotografar com todos os convidados, abra a pista o quanto antes e combine com o fotógrafo para realizar as fotos durante este período, de forma despojada. Não se esqueça de, pelo menos, posar para fotos formais com a sua família e aquelas fotos somente de vocês dois, como casados <3 Sempre digo aos noivos, que o principal é que se divirtam MUITO e se joguem, que nós estaremos ali para registrar tudinho :)







Número 3:


"Não tenho fotos com minha tia 'Maria', que acabou falecendo semanas após o evento."

Por que acontece? Em contraste com a frustração anterior, não clicar os convidados e (em especial) a família e amigos mais achegados pode gerar um grande arrependimento, além disso, algumas pessoas podem sair falando: "Imagina que a noiva não veio até nós para fazer uma fotinha."

Sugestão: Converse com o seu fotógrafo (e cerimonial) previamente e elabore uma lista/checklist com as pessoas que não podem faltar nas fotos. Sempre envio um checklist  com 20 dias que antecedem ao evento para nada ficar de fora, isso garante a tranquilidade aos meus noivos ;)




Número 4: 


"Me achei travada nas fotos do dia do casamento."

Por que acontece? A não ser que você seja modelo, não faz parte do cotidiano das pessoas ser fotografada. A melhor maneira de se acostumar com essa nova demanda é participando de uma sessão prévia de fotos.

Sugestão: Cogite a possibilidade de contratar uma sessão "pré-casamento", além de ser uma oportunidade incrível de você entender o estilo da fotografia/direção do profissional contratado, de quebra, você ainda conhece melhor seu fotógrafo como pessoa. E é sempre um dia de muita diversão e amor entre os noivos!









Número 5: 


"O fotógrafo que me atendeu pra fechar o contrato não estava clicando no dia do casamento."

Por que acontece? Não estabelecer claramente, em contrato, quem são as pessoas que realizarão a cobertura do seu evento é um grande erro, especialmente para quem contrata grandes empresas do setor. Lembre que o combinado não sai caro, logo, esclareça a situação logo na primeira reunião.

Sugestão: Solicite o contrato previamente e exija uma cláusula que contemple tal situação. Eu fotografo 1 (um) casamento por dia, sendo assim, os clientes que me contratam tem total exclusividade na data contratada!








Número 6:


"Tem 3 meses que eu casei e ainda não vi as fotos!"

Por que acontece? O processo pós evento (edição e tratamento das imagens) pode levar, dependendo do estilo do profissional, até 50 horas. Entenda que o fotógrafo precisa realizar todas as outras atividades semanais inerentes ao seu negócio, porém, existe um limite para a sua espera e resta a você definir qual será.

Sugestão: Inclua no contrato os prazos máximos admitidos. Segundo a minha experiência, períodos de até 30 dias são perfeitamente aceitáveis. 






Número 7: 


"O pessoal da fotografia me deixou tensa durante o make-up"

Por que acontece? É comum a noiva relacionar a tensão que envolve o período que precede o casamento aos profissionais que têm contato mais direto com ela. Entenda que, normalmente, os momentos de maior tensão ocorrem em função de atrasos (por parte de fornecedores e convidados).

Sugestão: Converse bem com todos os fornecedores e defina horários razoáveis para cada fase estar pronta. Por exemplo, no salão de beleza, estipule terminar pelo menos 1 hora antes de estar na cerimônia. Planeje tudo, mas no dia delegue as tarefas com quem confia (se possível, uma cerimonialista/assessora, vai te ajudar e muito) assim estará tranquila para aproveitar seu grande dia. Reservar esse tempo para as fotos do seu "momento DIVA" são primordiais!




Espero mesmo que este conteúdo te ajude a encontrar seu fotógrafo(a), vale muito cada esforço. E estou a disposição para te ajudar :)